Governo de São Paulo quer entender por que existe sensação de insegurança entre os paulistanos

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2014 08h26

A Secretaria da Segurança Pública tenta entender por que a sensação de insegurança continua entre os paulistanos. As autoridades acreditam que o sentimento deveria ter mudado com a melhora de alguns indicadores nos últimos levantamentos dos índices de criminalidade.

O secretário de Segurança Pública antecipou à Jovem Pan que vai encomendar uma pesquisa para tentar entender com clareza este cenário. Um dos questionamentos de Fernando Grella Vieira é se o nível de exigência em São Paulo está acima do registrado em outros estados do país.

*Ouça os detalhes no áudio

O pesquisador do Núcleo de Estudos de Violência da USP confirmou uma redução gradativa dos homicídios em São Paulo nos últimos anos. Mas, André Zanetic explicou que a percepção de segurança estaria associada a outros fatores, como os crimes contra o patrimônio.

O coronel Álvaro Camilo acredita que a motivação do efetivo utilizado é tão importante quanto as estatísticas analisadas. Para o ex-comandante da Polícia Militar do estado de São Paulo não basta estar na rua, é preciso querer estar ali e ter interesse em agir.

Os especialistas ainda destacaram que as vítimas são menos propensas a registrar os casos de roubo e que a quantidade real está acima das registradas. Além disso, o modelo policial adotado atualmente poderia passar por uma reforma institucional focada na ampliação das ações preventivas.