Governo de SP vai leiloar duas linhas do Metrô em julho

  • Por Tiago Muniz/Jovem Pan
  • 30/03/2017 17h20

Após a conclusão das obras A2img / Eduardo Saraiva DIV - Governador Geraldo Alckmin mostra linha 5-Lilás do Metrô

O Governo de São Paulo vai leiloar a concessão de duas linhas do Metrô no dia 4 de julho. A operação das linhas 5-Lilás e 17-Ouro vai ser repassada à iniciativa privada por 20 anos.

O edital de concorrência internacional foi lançado nesta quinta-feira no Palácio dos Bandeirantes. A administração vai receber propostas durante os próximos três meses.

A linha 5-Lilás tem sete estações atendendo a Zona Sul da Capital, com outras dez em construção. O governo promete concluir o ramal até o começo do ano que vem, entregando dez paradas até Chácara Klabin.

Já a linha 17-Ouro ainda não saiu do papel e deve ficar só para julho de 2019. Ela corresponde ao monotrilho projetado para trafegar entre o aeroporto de Congonhas até a região do Morumbi.

O vencedor do leilão vai arrematar as duas linhas juntas num contrato de R$ 10,8 bilhões.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não considera que a lentidão da construção da linha dezessete-Ouro vá afugentar investidores. “Nós tivemos um consórcio que teve problema, foi substituído e a obra foi retomada num ritmo forte”, diz.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos espera atrair a participação de fundos de investimentos para a concorrência. Apesar disso, o edital exige que o consórcio seja formado com pelo menos uma empresa com experiência no setor metroferroviário.

O vencedor também deverá fazer aportes que serão aplicados em melhorias e infraestrutura das linhas.

O governo paulista prepara a concessão de outra linha do Metrô ainda em 2017. A administração deve lançar o edital para a concorrência da linha 15-Prata do monotrilho no segundo semestre.

Atualmente, esse ramal possui apenas duas estações concluídas, na região da Vila Prudente. Quando estiver totalmente pronto, o trecho deve ter 18 estações cruzando a Zona Leste da capital paulista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.