Governo de SP vai leiloar duas linhas do Metrô em julho
Após a conclusão das obrasDIV - Governador Geraldo Alckmin mostra linha 5-Lilás do Metrô
O Governo de São Paulo vai leiloar a concessão de duas linhas do Metrô no dia 4 de julho. A operação das linhas 5-Lilás e 17-Ouro vai ser repassada à iniciativa privada por 20 anos.
O edital de concorrência internacional foi lançado nesta quinta-feira no Palácio dos Bandeirantes. A administração vai receber propostas durante os próximos três meses.
A linha 5-Lilás tem sete estações atendendo a Zona Sul da Capital, com outras dez em construção. O governo promete concluir o ramal até o começo do ano que vem, entregando dez paradas até Chácara Klabin.
Já a linha 17-Ouro ainda não saiu do papel e deve ficar só para julho de 2019. Ela corresponde ao monotrilho projetado para trafegar entre o aeroporto de Congonhas até a região do Morumbi.
O vencedor do leilão vai arrematar as duas linhas juntas num contrato de R$ 10,8 bilhões.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não considera que a lentidão da construção da linha dezessete-Ouro vá afugentar investidores. “Nós tivemos um consórcio que teve problema, foi substituído e a obra foi retomada num ritmo forte”, diz.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos espera atrair a participação de fundos de investimentos para a concorrência. Apesar disso, o edital exige que o consórcio seja formado com pelo menos uma empresa com experiência no setor metroferroviário.
O vencedor também deverá fazer aportes que serão aplicados em melhorias e infraestrutura das linhas.
O governo paulista prepara a concessão de outra linha do Metrô ainda em 2017. A administração deve lançar o edital para a concorrência da linha 15-Prata do monotrilho no segundo semestre.
Atualmente, esse ramal possui apenas duas estações concluídas, na região da Vila Prudente. Quando estiver totalmente pronto, o trecho deve ter 18 estações cruzando a Zona Leste da capital paulista.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.