Governo do Equador diz que Cotopaxi teve “leve aumento” da atividade

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 14h38

Quito, 24 ago (EFE).- O vulcão Cotopaxi apresentou um “leve aumento” na emissão de gases e cinza nas últimas 12 horas, informou nesta segunda-feira o ministro-coordenador de Segurança do Equador, César Navas.

Com base em relatórios do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, ele disse à “Radio America” que entre as regiões afetadas estão Caspi, San Agustín de Callo, San Ramón e Pastocalle, em Mulaló, onde houve queda de cinzas durante a madrugada.

Navas informou que através de imagens de satélite foi possível determinar que as emissões de gases e cinzas se dirigem rumo ao setores oeste e sudoeste do vulcão, com uma altura de 1,5 quilômetros.

De acordo com o ministro-coordenador, as zonas de influência do vulcão continuam em alerta amarelo. No fim da semana passada, o órgão informou que 121 albergues tinham sido habilitados para acolher pessoas que, eventualmente, fossem afetadas pela atividade do Cotopaxi.

Nos últimos dias, o Ministério capacitou 1.983 chefes de família e 652 funcionários para saberem adotar medidas de segurança perante uma possível erupção. O órgão também criou “zonas seguras e vias de evacuação”, e fez simulações com a população de Selva Alegre, que recebeu artigos de proteção.

O vulcão Cotopaxi, de 5.897 metros de altitude, se encontra a 45 quilômetros de Quito. Ele é um dos 50 vulcões que o Equador possui e, atualmente, é um dos mais ativos junto ao Tungurahua, Reventador e Sangay. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.