Governo e grupos étnicos de Mianmar não chegam a acordo

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 10h00

Bangcoc, 24 jul (EFE).- Representantes do governo de Mianmar e das minorias étnicas concluíram nesta sexta-feira em Yangun os três dias de conversas sem chegar a um acordo de paz, tema que vem sendo negociado há 18 meses.

“Continuaremos as negociações na primeira semana de agosto. Após três dias de negociações, (as partes) alcançaram consensos iniciais na maioria dos tópicos do texto do pacto nacional de paz. Ficou acertado abordar as provisões pendentes nas próximas negociações”, adiantou a plataforma Organização de Etnias.

Esta rodada de negociações, a oitava desde que o processo começou, esteve a cargo de quatro generais e oito funcionários do governo e de representantes de mais de 12 minorias étnicas. Ambas as partes alcançaram um princípio de acordo em 31 de março para declarar um cessar-fogo em todo o país como passo prévio ao início das negociações de paz, mas o texto precisava ser ratificado pelos organismos centrais das minorias, que fizeram objeções.

A reivindicação principal de quase todas as minorias étnicas birmanesas, e que representam mais de 30% dos 53 milhões de habitantes do país, é de possuir uma maior autonomia.

Em 2011, após quase meio século de ditadura militar, Mianmar deu início a um processo de reformas políticas, econômicas e sociais que incluía o estabelecimento da paz com as distintas minorias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.