Governo e oposição se atribuem vitória eleitoral em Istambul e Ancara

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 19h04

Istambul, 30 mar (EFE).- O governante Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) e o opositor Partido Republicano do Povo (CHP) afirmaram neste domingo que venceram as eleições em Ancara e Istambul, as duas principais cidades da Turquia.

Mais de cinco horas depois do fechamento das últimas zonas eleitorais, com 50% dos votos apurados, segundo a imprensa, os candidatos a prefeito dos dois grandes partidos se declararam vencedores e acusaram o adversário de manipular os resultados.

Com as estimativas parciais no país dando vitória ao AKP, que teria ficado com entre 44% e 49% dos votos, o resultado nas duas cidades ainda não está claro.

Em Istambul, um porta-voz do AKP afirmou que o atual prefeito, Kadir Topbas, “continuará no cargo,” embora segundo alguns meios de comunicação o candidato opositor estava a uma distância de apenas um ponto.

Por outro lado, o CHP assegurou que seu candidato obteve a vitória com 39% dos votos.

Pelas redes sociais circulavam várias acusações de manipulação eleitoral em Istambul a favor do partido governamental, sobretudo cortes de luz que impossibilitavam ou dificultavam a apuração dos votos.

Também em Ancara, ambos partidos se atribuíram a vitória publicamente.

Segundo alguns observadores independentes, esta é a primeira vez que as eleições turcas são tão disputadas. EFE