Governo enviará Força Nacional para atuar no Maranhão
Brasília, 24 set (EFE). – O Ministério da Justiça aprovou nesta quarta-feira o envio de tropas da Força Nacional para o Maranhão para combater uma onda de ataques originada aparentemente de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece que os soldados, cujo número não foi especificado, permanecerão pelo menos durante 30 dias em São Luís e na região metropolitana. O prazo pode ser prorrogado, caso seja necessário.
O Ministério da Justiça informou que as tropas serão enviadas para a região, onde entre sábado e segunda-feira houve vários ataques a ônibus que, segundo as autoridades, foram ordenados de dentro de Pedrinhas.
Em dois dias, de acordo com a polícia de São Luís, os supostos cúmplices dos presos nas ruas incendiaram, pelo menos, nove ônibus e outros oito veículos, sem registro de vítimas.
Conforme dados oficiais, ocorreram na penitenciária 75 assassinatos de internos desde janeiro de 2013, dos quais 17 foram neste ano e o último neste mês. Nas últimas semanas, foram registradas diversas rebeliões em Pedrinhas. Em uma delas cerca de 40 presos conseguiram fugir pulando os muros.
Investigações iniciadas pelas autoridades levaram à prisão de Claudio Barcelos, diretor de uma das unidades do complexo, que foi acusado de facilitar a fuga dos presos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.