Governo federal decide onde e quanto vai investir para solucionar crise hídrica em SP
O governo federal decide na próxima semana onde e quanto vai investir no plano estratégico para a água em São Paulo, diz ministra do Planejamento. Miriam Belchior e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reuniram-se nesta quinta-feira com o Secretário paulista de Planejamento, Julio Semeghini.
Eles discutiram com mais detalhes o leque de oito oportunidades de investimentos do governo federal no sistema hídrico da Grande São Paulo. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, explica que nesta quinta-feira técnicos estaduais e federais vão examinar todos os detalhes dos projeto.
*Ouça os detalhes no áudio
A ministra do Meio Ambiente reconhece que os projetos do governo do estado estão avançados em relação à superação de restrições ambientais.
Izabella afirmou que o pente fino na documentação nesta quinta-feira será apenas para eventuais contribuições de aprimoramento do projeto.
O Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional salientou que o governo paulista ofereceu projetos de curto, médio e longo prazos.
Júlio Semeghini disse que há projetos simples, como o reuso de água, e projetos mais complexos, como a criação de dois novos reservatórios.
O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional também comentou a transposição de águas do rio Paraíba para o rio Jaguari.
Julio Semeghini informa que a questão técnica está resolvida e falta agora o ajuste político entre os Governos do Rio, São Paulo e a Agência de Águas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.