Governo grego nomeia conservador para presidência da República
Atenas, 17 fev (EFE).- O governo grego designou nesta terça-feira o político conservador e catedrático Prokopis Pavlopoulos como candidato à presidência da República.
“Acho que hoje precisamos de um presidente que respeite os valores da democracia e do patriotismo. Por isso proponho a todos, após ter consultado o líder do (partido) Gregos Independentes, Prokopis Pavlopoulos”, anunciou o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, durante um discurso parao grupo parlamentar de seu partido, Syriza.
Com a nomeação de Pavlopoulos, Tsipras surpeeendeu, porque embora fosse um dos nomes ventilados para o posto, o comissário de Interior e Imigração da UE, Dimitris Avramopoulos partia como claro favorito desde que o esquerdista Syriza ganhou as eleições, em 25 de janeiro.
Pavlopoulos é uma personalidade de consenso, porque pertence a ala moderada do partido conservador Nova Democracia.
Por ele foi ministro do Interior entre 2004 e 2009 com os governos de Kostas Karamanlis e durante quatro meses foi porta-voz do governo de união nacional de Xenofon Zolotas.
O fracasso na escolha do candidato anterior, o também político conservador Stavros Dimas, em dezembro, provocou a antecipação das eleições gerais, como é estabelecido pela Constituição caso o candidato não seja eleito em três rodadas.
O parlamento se reunirá amanhã para votar a candidatura de Pavlopoulos em primeira rodada.
Ele deverá reunir três quintos dos votos (180 dos 300 deputados) para ser eleito na primeira rodada; caso não o consiga, na segunda precisaria de maioria absoluta (50% + 1) e na terceira maioria simples.
Pavlopoulos, caso seja escolhido presidente substituirá o social-democrata Karolos Papoulias, cujo segundo mandato expira em meados de março. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.