Governo iraquiano anuncia morte do vice-líder do grupo Estado Islâmico

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h30

Bagdá, 13 mai (EFE).- O Ministério da Defesa do Iraque anunciou nesta quarta-feira a morte do vice-líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Alaa Afri, e de outros dirigentes da organização em um bombardeio da coalizão internacional a 60 quilômetros da cidade de Mossul, no norte do país.

Em comunicado, o ministério disse que, “segundo informações precisas dos serviços de inteligência”, a coalizão bombardeou uma mesquita no bairro de Al Ayada, na cidade de Tal Afar, onde o “número dois” do EI estava reunido com outras lideranças do EI, entre elas Akram Qarbash, da área “judicial” do grupo jihadista.

Um dirigente dos serviços de segurança iraquianos, que pediu anonimato, afirmou à Agência Efe que Afri, cujo nome verdadeiro é Abdul Rahman Mustafa, aderiu à Al Qaeda no Afeganistão em 1998 e participou de atos terroristas em “outras partes do mundo”, antes de voltar ao Iraque.

Afri foi um dos principais colaboradores do antigo líder da Al Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi, que morreu em um bombardeio americano na cidade de Baquba em 2006.

A fonte qualificou a morte de Afri como um “forte golpe” no Estado Islâmico”, pela importância que ele tinha no grupo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.