Governo quer repetir cooperação policial da Copa do Mundo nos Jogos de 2016

  • Por Agencia EFE
  • 04/11/2014 16h39

Mônaco, 4 nov (EFE).- O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira que o país pretende reproduzir nos Jogos Olímpicos de 2016 um sistema de cooperação policial similar ao utilizado na Copa do Mundo de 2014.

“O formato de trabalho mostrou êxito”, destacou Cardozo durante a Assembleia Geral da Interpol, realizada até a próxima sexta-feira em Mônaco.

O ministro lembrou que o Centro de Cooperação Policial Internacional da Copa do Mundo integrou 200 oficiais estrangeiros, distribuídos pelas cidades-sedes dos jogos e auxiliados por cerca de 50 agentes da Polícia Federal para coordená-los de Brasília.

Segundo Cardozo, a intenção é criar “o mesmo tipo de estrutura” para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Cardozo também falou de outro projeto brasileiro para atrair agentes de “países irmãos” que trabalham no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Cerca de 12 países estão envolvidos na primeira fase do projeto. O ministro ressaltou que sua vontade é ampliá-lo e acredita que “os resultados do trabalho possam alcançar suas expectativas”.

Cardozo ressaltou o interesse brasileiro em se aprofundar na “profissionalização” dos serviços policiais internacionais, levando em conta que o Brasil é um país de “dimensões continentais”, com 200 milhões de habitantes, caracterizado pelo multiculturalismo e por com amplas relações internacionais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.