Governo reforça campanha de vacinação contra HPV após médias abaixo da meta

  • Por Jovem Pan
  • 07/09/2015 13h45
  • BlueSky
Marcelo Camargo/Agência Brasil Vacina contra o HPV

Governo federal reforça campanha contra HPV e leva vacinação às escolas para reverter baixa procura de adolescentes. Com médias abaixo da meta, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar até cinco milhões de meninas entre 9 e 13 anos em todo o país.

Até agosto deste ano, apenas 50% do público-alvo foi imunizado contra vírus que causa câncer de colo de útero. A diretora técnica da divisão de imunização da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Helena Sato, destacou a importância da vacina: “é uma vacina tão eficaz, importante, que se tomada agora, estas meninas não vão ter o risco de ter câncer de colo de útero”.

A coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente disse a Marcelo Mattos que a vacina deve ser ministrada antes da iniciação sexual. A ginecologista Albertina Duarte lembrou que o caso das meninas de Bertioga, que se sentiram mal após a vacina, foi uma reação de ansiedade.

“Como é uma coisa que mexe com a sexualidade e com as adolescentes, a gente tem uma síndrome de ansiedade concetiva. Eu acompanhei de perto essas meninas. Elas tiveram alta e nada aconteceu com elas. Fizemos todos os exames, elas ficaram sem sentir movimento da spernas, mas uma semana dpeois todas estavam em casa. Foram oito meninas de um milhão de outras meninas”, explicou.

O vírus do HPV é transmitido por meio do contato sexual e responsável pela quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero. Esse é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.