Grécia diz que crise migratória supera as previsões

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 11h38

Atenas, 17 ago (EFE).- A vice-ministra de Imigração da Grécia, Tasia Christodoulopoulou , afirmou nesta segunda-feira que a crise migratória, com a crescente chegada de imigrantes ilegais às ilhas gregas, constitui um problema maior do que o governo tinha previsto .

“Todos os prognósticos que fizemos se provaram arrasadoramente errados, como o problema com os imigrantes nas ilhas, que é mais sério do que nos centros urbanos, e ali é onde verdadeiramente precisamos de lugares de amparo”, afirmou Christodoulopoulou em entrevista à rede de televisão “Skai”.

A vice-ministra argumentou que o pico de chegadas que a Grécia tem enfrentado poderia se dever à criação de um muro na Hungria, que tem como objetivo deter o fluxo de imigrantes e refugiados que tentam chegar ao norte da Europa, que têm se apressado para chegar antes do fim da obra, prevista para o final de agosto.

Em relação aos mais de mil refugiados sírios que esperam poder sair da ilha grega de Kos, no mar Egeu, e que foram hospedados em uma embarcação fretada pelo governo, Christodoulopoulou disse se tratarem de medidas e soluções temporárias, e confiar que a situação se descongestionará em breve.

Além disso, Christodoulopoulou acusou as autoridades locais de terem “sabotado” soluções alternativas propostas pelo Executivo, como a utilização de um hotel como alojamento temporário para os estrangeiros.

As autoridades e serviços de Kos estão transbordados com as chegadas diárias de centenas de pessoas em embarcações devido à proximidade com a costa da Turquia.

A maioria dos refugiados pretende conseguir os documentos de viagem que os permita chegar até a Grécia continental e seguir seu caminho aos países do centro e do norte da Europa.

Alguns deles devem passar antes por cidades como Atenas, onde muitas vezes enfrentam dificuldade de encontrar um lugar para se abrigar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.