Grécia já recebeu 160 mil imigrantes e refugiados em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 18/08/2015 09h38

Genebra, 18 ago (EFE).- O número de imigrantes e refugiados que chegaram à Grécia pelo Mar Mediterrâneo desde o início do ano alcançou a marca de 160 mil, após um aumento das chegadas nas últimas semanas, conforme informou nesta terça-feira a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Cerca de 50 mil pessoas chegaram ao país em julho, mais que em todo o ano passado, quando somaram 43,5 mil, de acordo com a organização.

Por via terrestre, através da fronteira com a Turquia, 1.716 imigrantes entraram na Grécia entre 1º de janeiro e 31 de julho, segundo a Acnur.

Só na semana passada, 20.843 pessoas chegaram por mar à Grécia, o que equivale à metade do ano passado inteiro, com a proporção de oito sírios para cada dez migrantes.

Os sírios totalizaram quase 17 mil, seguidos de muito longe por afegãos (2.847, 14%) e iraquianos (582, 3%). As três nacionalidades, de países que sofrem com longos conflitos armados, indica que a maioria dos recém-chegados deverão ser considerados refugiados.

A composição dos que chegam à Itália – também pelo Mediterrâneo – é muito diferente, com uma maioria que provém da África Subsaariana.

A ONU alerta há meses sobre a agravante situação da imigração na Grécia e do constante aumento das chegadas, mas as atenções ficaram voltadas para a Itália devido aos frequentes naufrágios e o grande número de mortes de imigrantes que tentavam atravessar o Mediterrâneo ao sair da Líbia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.