Grécia lança autoridade de coordenação de fundos europeus para refugiados
Atenas, 14 set (EFE).- Começou a funcionar nesta segunda-feira na Grécia a autoridade que estará encarregada de coordenar os fundos europeus para refugiados e migrantes, cujo estabelecimento era um requisito prévio para a obtenção de uma primeira parcela da verba da União Europeia para refugiado, de 33 milhões de euros, mas ainda não o centro de registro que também é exigido.
No total, a UE reservou 470 milhões de euros do Fundo de Asilo e do Fundo de Segurança Interior para o período 2014 a 2020. A Grécia até agora não pôde acessar esses recursos por não ter uma entidade competente.
A expectativa é que amanhã mesmo possa ser feito o primeiro desembolso, dinheiro que a Grécia necessita com urgência diante da avalanche de refugiados e migrantes que chegam diariamente às ilhas e que são transferidos à plataforma continental, de onde continuam a viagem rumo ao norte da Europa.
Mas por enquanto o país não estabeleceu o centro de registro no porto do Pireo, onde será feita a identificação, com recolhimento de impressões digitais, dos migrantes e refugiados que chegam desde as ilhas do mar Egeu, neste momento a principal porta de entrada desde a Turquia à Europa.
O objetivo deste centro é separar os que são catalogados como refugiados dos imigrantes irregulares, que não têm direito a asilo.
O governo interino grego se comprometeu, durante a visita dia 4 do comissário europeu para Imigração e Interior, Dimitris Avramopulos, e do vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans à Atenas e à ilha de Kos, a abrir este centro em um prazo de “dias”.
O presidente francês, François Hollande, afirmou hoje que a França e Alemanha pressionarão Grécia, Itália e Hungria a abrir estes centros de registro.
Neste ano chegaram à Grécia mais de 230 mil pessoas, 80% sírios, ou seja, com direito a receber asilo.
Para facilitar a situação das milhares de pessoas que chegam diariamente desde as ilhas à plataforma continental grega, as rádios municipais de Atenas e do Pireo transmitirão a partir desta noite um informativo em árabe.
O noticiário de 15 minutos, veiculado todos os dias às 21h local, conterá informação prática para os refugiados, sobre os centros de amparo, anúncios das autoridades gregas, assim como da Comissão Europeia e dos países de acolhimento em toda Europa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.