Grécia relaxa controles de capital e permite mais operações com exterior

  • Por Agencia EFE
  • 28/09/2015 10h58

Atenas, 28 set (EFE).- O Ministério de Finanças da grécia publicou um novo decreto que relaxa os controles de capital vigentes no país desde junho e permite mais transferências de dinheiro ao exterior, assim como a abertura de novas contas bancárias.

As transferências para os exterior poderão ser de até 500 euros por mês por indivíduo e deverão ser feitas através de remessas bancárias e postais.

Para incentivar a volta do dinheiro que estão em contas estrangeiras à Grécia, o decreto destaca que a quantidade transferida a depósitos nacionais poderá ser de novo transferida, em parte ou em sua totalidade, ao exterior.

Além disso permite o saque imediato de até 10% do valor transferido desde o exterior, inclusive se o montante ultrapassar os 420 euros, limite máximo semanal autorizado para saques.

Além disso os jovens que começaram o período letivo, os que participam do programa universitário Erasmus e os que começaram o serviço militar poderão abrir novas contas bancárias.

Os cidadãos que têm depósitos a prazo, estão autorizados pelo decreto a cancelá-los antes de seu vencimento e retirar até 1.800 euros ao mês se o valor for para contribuir com as despesas familiares ou sacar totalmente o valor se for para comprar imóveis.

A retirada de dinheiro através dos caixas automáticos continua restrita a 60 euro diários ou a 420 euros semanais.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.