Grécia relaxa controles de capital em transações com o exterior

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2015 17h00

Atenas, 3 set (EFE).- O ministro da Economia do governo interino grego, Nikos Christodoulakis, anunciou nesta quinta-feira medidas que relaxam o controle de capital, especialmente nas importações, e estimou que podem ser totalmente eliminados até o final de ano se o país alcançar certa estabilidade econômica.

Christodoulakis detalhou que serão permitidas importações de até cinco mil euros e que há um relaxamento significativo das restrições impostas às empresas para fazer operações deste tipo através da internet.

Após a imposição do controle de capital no final de junho, foi criada uma comissão especial encarregada de supervisionar as transações exteriores, que a princípio só permitiam a compra de produtos de primeira necessidade e o pagamento de faturas médicas.

A nova legislação permite também aos jovens que começam a estudar ou os que são estudantes Erasmus a abrir contas bancárias.

Também os candidatos às eleições antecipadas do próximo dia 20 podem obter uma conta especial, que poderá ser utilizada até a realização do pleito para cobrir as despesas de campanha, embora as gestões devam ser feitas através de cartões de crédito.

Christodoulakis encorajou os cidadãos a devolverem o dinheiro sacado a suas contas, para fortalecer o sistema bancário, e avançou que estão estudando possíveis incentivos fiscais para fomentar a volta de capitais às entidades.

A retirada de dinheiro através de caixas automáticos continua restrita a 60 euros diários ou a 420 semanais se a retirada for acumulada.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.