Grécia solicita oficialmente ajuda ao FMI para participar de terceiro resgate
Atenas, 24 jul (EFE).- A Grécia solicitou formalmente nesta sexta-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) sua participação junto às instituições europeias no terceiro resgate, cujas negociações estão previstas para os próximos dias.
Em carta enviada à diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, publicada na imprensa local, o ministro das Finanças da Grécia, Euclides Tsakalotos, afirma que Atenas se comprometeu a aplicar “uma série de políticas” para fortalecer a “sustentabilidade fiscal e a estabilidade financeira, assim como o crescimento no longo prazo”.
Na carta, Tsakalotos diz que essas políticas pretendem, sobretudo, “dividir os custos do ajuste econômico de uma maneira justa, corrigindo as injustiças do passado”.
O ministro lembrou que algumas dessas políticas já se transformaram em lei, mas acrescentou que será necessário muito tempo para que a economia possa responder positivamente a esses desafios e retornar ao caminho do crescimento sustentável, de uma forma “socialmente justa”.
A carta de Tsakalotos era um dos requisitos fixados pelo FMI para poder participar ativamente nas negociações, que deveriam ter começado hoje, mas que serão adiadas, previsivelmente, até a próxima segunda-feira.
Fontes do governo grego disseram à Agência Efe que ainda está sendo discutido o lugar e o programa das reuniões entre a Grécia e as equipes técnicas do quarteto formado pela Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE), o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e o FMI, com o objetivo de fechar um terceiro resgate até 20 de agosto.
O terceiro pacote de assistência financeira terá uma duração de três anos e um volume de 86 bilhões de euros, se as negociações foram concluídas com sucesso.
O parlamento grego aprovou nas últimas semanas dois pacotes de reformas que tinham sido fixadas pelos sócios da zona do euro como condições prévias antes de poder iniciar as negociações propriamente ditas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.