Gregos confiam mais em líder conservador do que em Tsipras para governar país

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2015 13h19

Atenas, 8 set (EFE).- Os gregos confiam mais no líder conservador Vangelis Meimarakis do que no ex-primeiro-ministro esquerdista Alexis Tsipras para governar o país, mas o acham menos capaz de combater a corrupção, mostrou uma pesquisa publicada nesta terça-feira, a 12 dias das eleições antecipadas.

Segundo a pesquisa realizada pelo instituto Kapa Research para o jornal “To Vima”, 29% dos entrevistados consideram Meimarakis capaz de governar o país com eficiência, e 18,8% Tsipras.

Pouquíssimos (1,1%) confiam que Tsipras possa lidar com a economia do país, o mesmo percentual o considera capaz de enfrentar o problema da imigração, e quase ninguém (0,2%) acredita que tenha experiência em temas de política externa.

Já Meimarakis tem a confiança de 7,4% para a gestão da economia; 20,2% em imigração, e o 15,3% acham que tem experiência em política externa.

Sobre as possibilidades de tirar o país da crise, as diferenças também são pronunciadas: enquanto só 6,8% consideram Tsipras mais capaz, 20,7% confiam em Meimarakis.

O ex-primeiro-ministro, por outro lado, tem melhor perfil que o líder conservador na avaliação sobre tomar decisões difíceis; 40,5% responderam afirmativamente no caso de Tsipras e 37% no de Meimarakis.

O mesmo acontece com a compreensão dos problemas cotidianos dos cidadãos : 36% responderam que sim para Tsipras, e só 23,7% em Meimarakis.

Mais drástica é a diferença sobre a percepção em relação à renovação na vida política: 32,7% acreditam em Tsipras e só 1,1% em Meimarakis.

Para 17,2% dos entrevistados Tsipras tem uma visão para o futuro do país, e apenas 3,3% pensam o mesmo do líder conservador. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.