Gregos se manifestam em apoio ao governo

  • Por EFE
  • 11/02/2015 16h35

Milhares de pessoas se reuniram em frente ao Parlamento para demonstrar aopoio ao governo grego

EFE Grécia Parlamento

Milhares de pessoas se concentraram em várias cidades gregas para apoiar a posição do governo nas negociações que acontecem nesta quarta-feira (11) em Bruxelas durante a reunião do Eurogrupo.

Em Atenas, às 17h GMT (15h em Brasília), uma hora depois do começo da manifestação, convocada sob o lema “Um respiro para a dignidade”, já havia a concentração de 15 mil pessoas na Praça Sintagma, informou à Agência EFE um porta-voz da polícia.

As manifestações, organizadas por diversos grupos civis, acontecem em pontos emblemáticos do país, como a própria Praça Syntagma e a Torre Branca em Salônica, assim como em localidades de Creta, Volos, Castória e Calímnos, entre outros.

Os atos coincidem com a realização da reunião extraordinária do Eurogrupo para tratar da situação da Grécia, da qual é provável que não saia qualquer decisão hoje. As manifestações terminarão no próximo domingo com novos atos previstos para acontecer em 20 cidades e 15 países, tais como Portugal, Reino Unido, França, Itália, Dinamarca, Finlândia, Holanda.

A convocação de hoje foi feita através das redes sociais a partir de um movimento espontâneo iniciado na semana passada, após a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de não aceitar os bônus gregos como garantia nas operações de refinanciamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.