Greve de empregados da “BBC” é cancelada após nova oferta salarial

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 15h23

Londres, 18 jul (EFE).- A greve convocada pelos empregados da emissora pública britânica “BBC” para 23 de julho para exigir melhores condições salariais foi cancelada após uma nova oferta feita pela gerência “significamente melhorada”, indicaram nesta sexta-feira os sindicatos.

Uma maioria de jornalistas e técnicos, agrupados nos sindicatos NUJ, Bectu e Unite, votaram a favor da medida de força, que consistia, se fosse realizada, em uma paralisação ao meio-dia, seguida de uma operação padrão de 12 horas.

Na próxima quarta-feira, dia 23, a greve coincidiria, além disso, com a cerimônia de abertura dos Jogos da Commonwealth em Glasgow, o acontecimento esportivo mais esperado do verão no Reino Unido e que reunirá todos os membros de antigas colônias e protetorados britânicos.

Os empregados da emissora, castigados por demissões e cortes nos últimos anos, tinham rejeitado a última oferta salarial da gerência por considerá-la insuficiente, mas suspenderam a ação após ter recebido uma nova oferta “significativamente melhorada”, segundo representantes sindicais.

Membros do NUJ (Sindicato Nacional de Jornalistas) e do Bectu, que agrupa os técnicos, serão consultados sobre essa nova proposta.

“Nos agrada que os sindicatos tenham suspendido a greve para consultar seus integrantes e confiamos em poder resolver esta disputa”, afirmou hoje um porta-voz da “BBC”.

Por sua vez, o secretário-geral da Bectu, Gerry Morrissey, deu as boas-vindas “ao último movimento da direção, que significa que agora há uma oferta melhorada que os membros sindicais poderão considerar”.

Ao anunciar a greve na terça-feira, a secretária-geral da União Nacional de Jornalistas (NUJ), Michelle Stanistreet, explicou que o apoio à greve “demonstra que os jornalistas da “BBC” não estão dispostos a aceitar propostas de pagamento irrisórias enquanto os que dirigem a corporação desfrutam de generosos salários e incentivos, ao mesmo tempo que dão lições ao pessoal sobre a necessidade de medidas de austeridade”.

A NUJ tinha proposto, entre outras coisas, pôr um limite de 150 mil libras (187 mil euros) ao salário anual dos diretores, o que, segundo Stanistreet, “liberaria dinheiro para garantir salários justos para todos os trabalhadores”.

A emissora pública britânica, dirigida desde abril de 2013 por Tony Hall, começará no próximo ano com a renegociação periódica dos termos de financiamento do governo, que vem de uma taxa anual paga pelos telespectadores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.