Grupo armado líbio sequestra dez diplomatas tunisianos em Trípoli

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 13h24

Túnis, 12 jun (EFE).- Um grupo armado líbio sequestrou nesta sexta-feira dez diplomatas tunisianos na embaixada da Tunísia em Trípoli, informou o Ministério de Relações Exteriores da Tunísia, que qualificou o incidente como “um ataque à soberania” do país.

Acredita-se que o sequestro tenha sido cometido em represália pela decisão da justiça tunisiana de manter detido um conhecido jihadista líbio, Walid Glayeb.

As autoridades tunisianas acompanham com preocupação a evolução deste incidente, coordenados com outros responsáveis na região, para libertar o mais rápido possível os diplomatas e preservar sua integridade física, indicou o Ministério das Relações Exteriores.

Em comunicado, o governo da Tunísia expressou sua “forte rejeição” pelo sequestro, que considerou “um ataque à soberania nacional tunisiana e uma violação flagrante das leis internacionais e das normas diplomáticas que garantem a segurança do pessoal das missões diplomáticas e consulares”.

A nota recomendava aos tunisianos não viajarem ao país vizinho nas atuais circunstâncias, exceto em caso de extrema necessidade, e pediu aos expatriados que vivem na Líbia que “aumentem a vigilância em seus deslocamentos” e abandonem esse território caso necessário. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.