Grupo de 24 cubanos chega ao sul da Flórida

  • Por Agencia EFE
  • 03/08/2015 16h17

Miami, 3 ago (EFE).- Ao todo, 24 imigrantes cubanos, sendo 23 homens e uma mulher, chegaram nesta madrugada a uma praia de Key West, no extremo sul da Flórida, nos Estados Unidos, informou a imprensa local.

O grupo realizou o perigoso trajeto em uma precária e pequena embarcação com a qual cruzaram os 144 quilômetros que separam à ilha caribenha da Flórida. Alguns dos integrantes tiveram que ser atendidos por equipes de saúde por que inalaram óleo diesel e ou estava desidratados, embora todos estejam bem de saúde, segundo o jornal “The Miami Herald”.

O grupo poderá ser amparado pela Lei de Ajuste Cubano dos Estados Unidos, de 1966, que permite aos cubanos obter visto de residência após pisar em território americano.

Com a política “pé seco – pé molhado”, os imigrantes cubanos ilegais que chegam ao território americano podem ficar no país, mas os que são interceptados no mar geralmente são devolvidos à ilha. Desde outubro de 2014, mais de 3 mil imigrantes cubanos tentaram chegar por mar ao território americano, de acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Embora o governo do presidente Barack Obama tenha afirmado que o degelo das relações com o regime castrista não mudará sua política migratória com relação à ilha, o número de imigrantes cubanos que chegou ou tentou chegar ao litoral americano aumentou 120% com relação a 2014, conforme números não oficiais de organizações do exílio.

Os mais recentes dados das autoridades migratórias dos EUA, referentes ao último trimestre de 2014, apontavam a um aumento de 60% no número de imigrantes, em comparação com o mesmo período do ano 2013. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.