Grupo desconhecido ameaça espalhar o vírus do ebola pela República Tcheca

  • Por Agencia EFE
  • 27/10/2014 18h21

Praga, 27 out (EFE).- Um grupo de desconhecidos ameaçou o governo da República Tcheca com a propagação do vírus do ebola por locais públicos do país centro-europeu se não receber 37 mil euros, informaram nesta segunda-feira as autoridades tchecas.

Uma carta intimidadora foi remetida aos meios de comunicação locais depois que o governo não reagiu às exigências feitas por este grupo no último dia 21 de outubro.

“Hoje recebemos um envio de material biológico da Libéria que tínhamos solicitado. Este material provém de um paciente infectado pelo vírus”, indica a carta enviada à imprensa.

Segundo o grupo, se o governo não ceder à chantagem, o vírus será espalhado por locais públicos de todo o país.

A ameaça está sendo investigada pela Unidade contra o Crime Organizado (UOOZ) e especialistas em saúde pública.

O diretor do UOOZ, Robert Slachta, confirmou que a ameaça procede de um grupo que usa “métodos de comunicação sofisticados” e cujo objetivo é “semear o pânico”.

Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro tcheco, o social-democrata Bohuslav Sobotka, qualificou a chantagem como “típica de hienas”, enquanto o ministro do Interior, Milan Chovanec, reconheceu que “não há órgão de segurança que não tenha sido incluído nas investigações”.

Por outra parte, o principal responsável de higiene pública do país, Vladimir Valenta, garantiu que as condições sanitárias na República Tcheca “impedem uma expansão em massa do ebola”.

Até agora não se registrou nenhum caso de ebola no país centro-europeu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.