Grupo Gol e britânica Catapult estabelecem acordo de cooperação

  • Por Agencia EFE
  • 07/01/2015 18h50
  • BlueSky

São Paulo, 7 jan (EFE).- O centro britânico de tecnologia e inovação Sistemas de Transportes Catapult (TSC) e o brasileiro Grupo Gol, de empresas de criação e desenvolvimento, estabeleceram nesta quarta-feira um acordo de cooperação conjunto no setor de mobilidade urbana nas chamadas cidades inteligentes.

Em comunicado, o Grupo Gol informou que, no memorando de entendimento, as duas empresas “se colocam de acordo para explorar as possibilidades de cooperação em tecnologias e serviços relacionados com a mobilidade urbana e as cidades inteligentes conectadas”.

O acordo prevê o desenvolvimento de material de apoio, serviços de consultoria e exploração de oportunidades de pesquisa com outras empresas do Reino Unido e organizações com sede no Brasil, por meio de possíveis alianças.

A diretora de Relações Internacionais do Grupo Gol, Bianca Suassuna, visitou o centro de inovação da TSC em Milton Keynes e assinou o acordo que contempla também a discussão de ideias para a promoção de mobilidade inteligente, através de diferentes formatos, no Brasil.

Para Bianca, a “experiência técnica” do grupo no “desenvolvimento de soluções” aplicadas nas cidades inteligentes e grandes metrópoles do Brasil permitem estabelecer as plataformas para desenvolver novos projetos em conjunto com a companhia britânica.

O Grupo Gol tem, entre outros produtos e plataformas, a biblioteca virtual Nuvem de Livros, lançada há dois anos e que conta no Brasil com 2 milhões de assinantes, e a plataforma 156, que integra todo o atendimento ao cidadão (áreas de defesa civil, limpeza urbana, transportes, iluminação pública e saúde) em uma única Central, Portal de Web e aplicativos móveis.

“A intenção é a de troca de tecnologias, em particular porque o Grupo Gol inicia, neste mês, o processo de internacionalização de sua operação através de um escritório na Espanha”, afirmou Bianca.

Para o presidente da empresa britânica, Steve Yianni, a “Catapult foi criada não só para defender o desenvolvimento do transporte inteligente para o Reino Unido, mas também para promover a especialização do Reino Unido em mobilidade inteligente para mercados no exterior”.

Para o executivo, o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos estimula a melhoria e a qualificação dos sistemas de transportes, particularmente nas grandes cidades.

A população “relativamente jovem” no Brasil facilita também a implementação de novas tecnologias, em particular as usadas através da telefonia celular, o que transforma o país em “um mercado potencial para as soluções inteligentes de mobilidade”, apontou Yianni.

A Catapult desenvolve em seu centro de tecnologia inovações emergentes para melhorar a circulação de pessoas, levando em conta conceitos como a economia de energia e a redução de emissões poluentes, além da gestão de redes elétricas e sistemas de mobilidade de tráfego. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.