Grupo Internacional expressa preocupação com atividade do EI na Líbia

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2015 15h46
  • BlueSky

Johanesburgo, 13 jun (EFE).- O Grupo Internacional de Contato sobre a Líbia expressou neste sábado “profunda preocupação” pela atividade do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no país, após sua reunião durante a cúpula da União Africana (UA) realizada em Johanesburgo.

Os participantes do encontro – com categoria ministerial, e o quarto feito pelo grupo – voltaram a pedir às partes em confronto que cheguem o mais rápido possível a um acordo que ponha fim às hostilidades, evite mais mortes de civis e leve à criação de um governo de união nacional.

A reunião foi presidida pelo enviado especial da ONU para a Líbia, Bernardino León, e pelo comissário de Paz e Segurança da UA, Smaïl Chergui.

O Grupo Internacional de Contato se mostrou esperançoso que as partes aceitem as propostas para acabar com o conflito e celebrou as cessações de hostilidades locais assinadas nas últimas semanas em vários pontos do oeste da Líbia.

As conclusões da reunião alertam para as consequências humanitárias do conflito, entre elas a afluência em massa de imigrantes às costas europeias e a países vizinhos, assim como a proliferação, no ambiente de anarquia que vive o país, de redes criminosas de tráfico de pessoas.

A próxima reunião do grupo será realizada em Madri, mas ainda não foi estabelecida uma data específica. A 25ª cúpula da UA encerra nesta segunda-feira com a adoção, por parte dos chefes de Estado dos países-membros, das resoluções finais, entre as quais pode ser abordada a situação da Líbia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.