Grupo que levava droga da A.do Sul para as Ilhas Canárias é detido

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2015 09h38
  • BlueSky

Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), 7 ago (EFE).- A Polícia da Espanha deteve 36 pessoas nas Ilhas Canárias (Atlântico), membros de um grupo que trazia droga da América do Sul, e apreendeu 205 quilos de cocaína, entre outras substâncias, e mais de um milhão de euros com dinheiro.

Além disso, desmantelaram sete laboratórios artesanais para a adulteração da droga, informou o corpo de segurança em comunicado.

Segundo os agentes, os entorpecentes eram adquiridos na América do Sul e posteriormente transportado via marítima do Brasil até o arquipélago canário, escondidos em contêineres de carga com mercadoria legal.

Uma vez em terra, adulteravam a droga em laboratórios clandestinos e se encarregavam de distribuí-la.

Para financiar a compra de cocaína se serviam de terceiros – “correios ou mulas” – que levavam consigo grandes quantidades de dinheiro vivo das Canárias para Madri, onde era entregue a uma empresa de câmbio e envio de dinheiro.

A operação foi desencadeada no dia 13 de junho, ao se interceptar no porto de Las Palmas um navio procedente do porto de Navegantes (Brasil) que trazia escondidos 199 quilos de cocaína.

Antes, os investigadores tinham detectado que um dos líderes do grupo tinha viajado no começo do ano para a Colômbia para negociar com o chefe de um cartel desse país um novo envio de cocaína. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.