Grupo simula a própria morte em COP20 para reinvidicar acordo firme na cúpula

  • Por Agencia EFE
  • 12/12/2014 17h51

Lima, 12 dez (EFE).- Mais de uma centena de pessoas simularam a própria morte na sede da 20ª cúpula mundial das Nações Unidas sobre a mudança climática (COP20) para cobrar um acordo firme que contemple mais compromissos para conter o aquecimento global.

Convocados pela organização Climate Action Network (CAN), que atua como observador na reunião, os ativistas simularam estar mortos no corredor central que divide as duas grandes salas plenárias, onde hoje devem ser anunciados os progressos feitos nos últimos dias nas negociações.

Os participantes pretendiam conscientizar os delegados que participam da cúpula do grande número de pessoas, a maioria de povoações vulneráveis, que são afetadas pelas consequências do aquecimento global.

A COP20 está acontecendo em Lima desde 1º de dezembro e reúne 10.300 delegados de 195 países para negociar as bases de um novo acordo global sobre mudança climática, que deverá ser aprovado ano que vem na COP21 de Paris e substituirá o Protocolo de Kioto a partir de 2020.

O novo acordo deverá contemplar novos compromissos de redução de gases do efeito estufa pelos países que assinarem o documento, e mais garantias de financiamento de ações de mitigação e adaptação à mudança climática. EFE

fgg/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.