Grupos armados da República Centro-Africana assinam acordo de desarmamento
Nairóbi, 11 mai (EFE).- Dez grupos armados da República Centro- Africana assinaram com o governo um acordo em que se comprometem ao desarmamento e ao término do conflito armado no país, informou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).
“Após longas negociações, os dez grupos entraram em acordo unanimemente e prometeram solenemente terminar definitivamente com o conflito armado”, anunciou a MINUSCA em comunicado divulgado nesta madrugada.
O acordo, assinado no fim da noite de ontem durante um fórum nacional realizado na capital Bangui, contempla o compromisso de desmobilização, reintegração e repatriação dos grupos armados. Sendo assim, as milícias “renunciam à luta armada como meio de reivindicações políticas”, detalhou a MINUSCA.
“Este acordo representa uma mudança para a República Centro-Africana”, ressaltou o representante especial da ONU no país, o general Babacar Gaye, em comunicado.
Gaye explicou que o entendimento “não foi fácil de ser alcançado” devido às dúvidas e reservas dos representantes dos dez grupos armados.
“Quero acreditar que este compromisso é sincero e que vamos participar de uma construção progressiva da paz”, acrescentou.
Na terça-feira passada, a Unicef informou sobre outro grande acordo com os grupos armados no país, que se comprometeram a libertar todas as crianças vinculadas a suas forças e a pôr fim imediato ao recrutamento de menores.
A República Centro-Africana vive uma onda de violência desde o fim de 2013 que provocou milhares de mortes e deixou dezenas de milhares de refugiados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.