Grupos de autodefesa mexicanos comemoram detenção de chefe do tráfico

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 18h26

Cidade do México, 20 jan (EFE).- Os grupos de autodefesa do estado mexicano de Michoacán expressaram nesta segunda-feira sua satisfação pela captura de Jesús Vásquez, conhecido como “El Toro”, considerado um dos sete líderes do cartel Cavaleiros Templários.

“Ficamos felizes com sua detenção, é uma das pessoas que causou muito dano na sociedade, sobretudo em Tepalcatepec, onde era o chefe da área”, disse Hipólito Mora, líder do grupo de autodefesa de Buenavista Tomatlán, à emissora “MVS”.

“El Toro” figura na lista dos sete líderes templários cuja detenção exigem as autodefesas como condição para entregar as armas às autoridades federais e retornar a suas comunidades de origem.

Mora disse que o detido é responsável por sequestros, assassinatos e extorsões.

Ao anunciar ontem sua captura, o governo mexicano indicou que se trata de um dos líderes templários que “maior violência gera” na região.

Mora pediu hoje ao governo mexicano que siga trabalhando como está fazendo agora e reconheceu que “há mais tranquilidade” na região de Tierra Caliente, localizada no sul de Michoacán e cuja segurança está em mãos das forças federais desde a semana passada.

Ali o governo lançou uma ampla operação para restabelecer a ordem na região, palco de choques armados entre os templários e os grupos de civis que em fevereiro de 2013 pegaram em armas para defender-se dessa organização criminosa perante a falta de resposta do Estado.

A crise tinha aumentado nas últimas semanas diante da expansão dos grupos de autodefesa, o que motivou a resposta do crime organizado com a queima de veículos, lojas e escritórios governamentais, assim como o bloqueio de estradas. EFE

pmc/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.