Guarda Costeira assume controle de cargueiro abandonado com 450 imigrantes

  • Por Agência EFE
  • 02/01/2015 07h08

A Guarda Costeira da Itália anunciou nesta sexta-feira (2) que assumiu o controle do cargueiro abandonado em alto-mar pela tripulação e que se dirigia rumo à costa do país com 450 imigrantes a bordo.

O capitão da Guarda Costeira Filippo Marini explicou, em entrevista à emissora “Sky”, que seis agentes do órgão foram de helicóptero até o navio para levá-lo em segurança em direção a um porto italiano. A embarcação está sendo conduzida lentamente, acrescentou Marini, com velocidade de 3 nós (aproxidamente 6km/h) porque as condições do mar não são boas.

O cargueiro foi avistado por um avião da Marinha na noite de ontem quando estava parado a cerca de 70 quilômetros do Cabo de Leuca, próximo a cidade de Lecce, no sul do país. Quando as autoridades portuárias italianas entraram em contato com o barco, a única resposta que obtiveram foi de uma mulher que disse que os passageiros estavam sozinhos. A tripulação, aparentemente, tinha abandonado o navio.

Marini afirmou que entre 400 e 450 imigrantes estão no cargueiro. Cerca de 30 são mulheres e há também algumas crianças. Sobre a origem do navio, o capitão informou que ele saiu de um porto da Turquia, mas não especificou qual seria.

A Guarda Costeira temia uma catástrofe e chegou a alertar que existia a possibilidade de a embarcação se chocar contra as rochas do litoral, informou mais cedo a imprensa italiana. A operação de resgate teve a ajuda do navio patrulheiro Tyr, da Islândia, em missão do Frontex da União Europeia.

Há dois dias, outro barco, com 796 imigrantes a bordo e sem tripulação, chegou ao sul da Itália com o motor bloqueado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.