Guarda-costeira italiana localiza 10 embarcações com imigrantes
(Atualiza o número de embarcações e o resgate de imigrantes).
Roma, 15 fev (EFE).- O serviço italiano de guarda-costeira informou neste domingo que localizou pelo menos dez embarcações a cerca de 150 quilômetros ao sul da ilha de Lampedusa que supostamente saíram do litoral da Líbia.
Na região havia mercantes, rebocadores e navios das autoridades, segundo informou a Guarda Costeira, que não deu detalhes de quantas pessoas podem viajar a bordo das embarcações e diminuiu de 12 para dez o número total de embarcações encontradas.
No sábado, foram localizadas seis embarcações similares com mais de seiscentas pessoas a bordo. As primeiras 390 pessoas resgatadas pela Guarda Costeira, entre elas algumas mulheres grávidas, devem chegar ao Porto de Empedocle ainda hoje.
Outras 184 pessoas, segundo a imprensa italiana, estão sendo transportadas por uma embarcação islandesa pertencente ao Triton, serviço europeu de vigilância do litoral do Mediterrâneo.
Na operação de resgate das embarcações encontradas ontem próximas à costa da Líbia participaram também alguns navios mercantes que estavam na região.
O primeiro-ministro de Malta, Jospeh Musca, escreveu no Twitter que as forças armadas do país colaboraram com as italianas “em uma grande operação conjunta de salvamento de imigrantes”.
Durante as últimas horas, segundo a imprensa italiana, desembarcaram no porto de Pozzallo, na região da Sicília, 280 pessoas resgatadas ao sul da ilha quando tentavam chegar ao litoral da Itália. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.