Guerrilha curda mata 5 policiais no sudeste da Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 05h19

Ancara, 16 set (EFE).- A guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, sigla em curdo) matou cinco policiais e feriu a outros três na madrugada desta quarta-feira em dois incidentes diferentes, informou a imprensa local.

No primeiro, uma bomba foi detonada por controle remoto quando um veículo de patrulha circulava por uma estrada em Nusaybin, uma cidade na região de Mardin, no sudeste de país, próxima da fronteira com a Síria.

Três policiais morreram nessa explosão e um ficou ferido e o exército turco lançou uma grande operação para encontrar os responsáveis por esse ataque.

No segundo, outra bomba acionada por controle remoto foi detonada na rodovia que liga as províncias de Hakkari e Van, no extremo sudeste do país.

O artefato explodiu durante a passagem de um veículo da polícia local, matando dois agentes e deixando outros dois feridos.

Desde que o PKK suspendeu seu cessar-fogo no dia 20 de julho, mais de 130 integrantes das diferentes forças de segurança da Turquia morreram em ataques e atentados da guerrilha.

Por outro lado, o exército turco garante que, desde então, já abateu “milhares” de guerrilheiros em suas operações.

Em 1984, o PKK iniciou sua luta armada exigindo mais direitos para os cerca de 15 milhões de curdos (20% da população) que vivem na Turquia. Desde então, mais de 45 mil pessoas morreram nos enfrentamentos entre a guerrilha e as forças de segurança. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.