Guerrilha do ELN elogia cessar-fogo de Farc e pede resposta do governo

  • Por Agencia EFE
  • 25/12/2014 23h27

Bogotá, 25 dez (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia elogiou nesta quinta-feira o cessar-fogo decretado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, vigente desde o dia 20 de dezembro, e reivindicou ao governo de Juan Manuel Santos que “responda à altura” este “gesto de paz”.

Por meio de uma mensagem de fim de ano do Comando Central do ELN, a guerrilha também expressou sua vontade de ratificar seu compromisso para conseguir “paz com justiça e equidade social”.

Além disso, o grupo armado, que no último mês de junho emitiu um comunicado conjunto com o governo no qual afirmaram estar mantendo “contatos exploratórios” para iniciar um processo de paz, disse que este ano que termina esteve repleto de “complexos eventos”.

Neste sentido, na mensagem divulgada através do Twitter, explicaram que não têm dúvidas “da urgência da paz”, motivo pelo qual destacaram que seguirão trabalhando em 2015 para alcançá-la.

Após o comunicado de imprensa de junho, o líder máximo do ELN, Nicolás Rodríguez Bautista, conhecido como “Gabino”, revelou ter realizado novas reuniões com o Executivo de Juan Manuel Santos, com o qual já teria estabelecido dois pontos de uma eventual agenda e inclusive a integração de países fiadores.

Apenas alguns dias antes, o presidente da ONG Fundação Paz e Reconciliação e ex-membro do ELN, León Valencia, revelou que “Gabino” se deslocou até Havana, sede das negociações de paz com as Farc, para conhecer de primeira mão o andamento das conversas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.