Guerrilheiro do ELN que instalou antena para ver Copa é detido na Colômbia
Bogotá, 14 jun (EFE).- As autoridades colombianas detiveram um chefe guerrilheiro do Exército de Libertação Nacional (ELN) que instalou uma antena para ver as partidas da Copa através da televisão a cabo, informaram neste sábado meios de comunicação locais.
A captura, segundo a versão digital do jornal “El Tiempo”, aconteceu nesta semana por parte de comandantes da polícia e tropas do Exército na casa de Alfredo Hernández, conhecido como “Mocho” ou “Elkin”, em uma zona rural do município de Morales, em Bolívar (norte do país).
De acordo com as investigações policiais, Hernández era chefe da frente “Luis José Solano Sepúlveda” e supostamente participou do sequestro de cinco funcionários da mineradora Geo Explorer no ano passado, entre eles dois peruanos, dois colombianos e um canadense.
A operação foi iniciada por conta de um dos homens do primeiro anel de segurança do detido que entregou informações aos policiais sobre os planos de Hernández.
As autoridades rodearam a casa e detiveram Hernández sem que oferecesse resistência. A polícia também apreendeu uma pistola, uma granada, um celular, dois rádios tipo scanner, um telefone, uma câmera fotográfica e documentos.
A Polícia diz que Hernández, de 40 anos, estava há 15 anos nas fileiras do ELN e controla 60% das extorsões aos mineiros. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.