Há pouca esperança de mineradores serem resgatados com vida na Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 29/10/2014 08h23

Istambul, 29 out (EFE).- Os trabalhos de resgate dos 18 mineradores que ficaram presos na terça-feira em uma mina de carvão na Turquia prosseguiram toda a noite, mas há poucas esperanças de encontrar os trabalhadores com vida, informou a emissora turca “NTV”.

As equipes de emergência instalaram de madrugada três bombas para retirar do poço as 11 mil toneladas de água que inundaram a parte inferior da mina após um deslizamento.

O nível de água na mina chega a 47 metros e após horas de trabalho só tinha diminuído um, informou a emissora.

“O tempo corre contra. Temos que encontrar maneiras de retirar a água mais rápido”, admitiu na noite de ontem o ministro da Energia do país, Tanar Yildiz, em declarações ao jornal “Hürriyet”.

De Istambul foi enviada uma bomba de maior capacidade para acelerar o trabalho na mina, que fica na província de Karaman, na Anatólia central.

O poço tem uma profundidade de 375 metros e os 18 mineradores acidentados estão praticamente no fundo, por isso que só é possível chegar a eles após tirar toda a água.

Embora a situação pareça dar pouca esperança de achá-los com vida, um responsável da mina, Sahin Uyar, explicou à “NTV” que é possível que os mineradores, que possuem máscaras de oxigênio para duas horas, tenham conseguido se refugiar em uma galeria lateral fora do alcance da água.

Um minerador declarou à agência “Anadolu” que esta é a terceira inundação que acontece na mina.

O ministro do Trabalho, Farouk Çelik, reconheceu que em uma inspeção em junho passado foram detectados oito erros na instalação, embora nenhum cuja gravidade justificasse seu fechamento.

É o segundo acidente de grande escala na mineração de carvão turca este ano, depois que em maio 301 trabalhadores morreram em um incêndio em um poço de Soma, no oeste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.