Habeas corpus preventivo tenta evitar prisão de Lula na Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2015 11h58
SÃO PAULO,SP,22.06.2015:INSITUTO-LULA-CONFERÊNCIA - O Instituto Lula realiza nesta segunda-feira (22), a conferência ?Novos desafios da democracia?, seguido de debate com o ex-presidente do Governo da Espanha, Felipe González. O evento, realizado em parceria com as Fundações Friedrich Ebert e Perseu Abramo, conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress) Folhapress Ex-presidente Lula durante o seminário "Novos Desafios da Democracia"

Segundo os repórters Leonardo Souza, Catia Seabra e Alexandre Aragão do Jornal Folha de S.Paulo, um Habeas corpus preventivo foi impetrado na Justiça Federal no Paraná pedindo que Lula, Luiz Inácio da Silva, ex-presidente da república, entre 2003 e 2012, não seja preso , no caso do juiz federal Sérgio Moro resolva fazer o pedido.

A ordem judicial foi pedida na última quarta-feira (24.06.2015). O Instituto Lula negou que o petista tenha feito o pedido e ressaltou que qualquer pessoa poderia fazer essa solicitação.

A reportagem da Folha diz que o ex-mandatário da nação tem dito a amigos e aliados que a prisão dos presidentes das empreiteiras Odebrechet e Andrade Gutierrez é a principal indicação que Sérgio Moro tem Lula em seu alvo.

A investigação sobre um esquema de corrupção na Petrobras afetou vários partidos da base aliada do Governo Federal, entre eles, o maior (PMDB).

Há vários boatos e notícias desencontradas, a que mais ganhou força nas redes sociais era que se Marcelo Odebrecht (presidente da empreiteira) fosse preso , ele não “cairia sozinho”.

A Odebrechet negou a veracidade das ameaças. A empresa patrocinou várias viagens do ex-presidente ao exterior, tentando impulsionar novos negócios na América Latina e na África.

Quem acompanhava o político nestas viagens era Alexandrino Alencar, diretor da empreiteira, hoje preso na operação Lava Jato. Em 2011, o executivo foi incluído na delegação brasileira na Assembléia da União Africana a Guiné Equatorial, fato que causou estranheza no Itamaraty.

Após a visita, a Odebrecht realizou algumas obras em Guiné.

 

Reprodução do site da Justiça Federal do Paraná com o pedido

 

Mais informações em instantes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.