Hacker vaza na internet planos de reatores nucleares da Coreia do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 03h07

Seul, 21 dez (EFE).- Um hacker que roubou planos e outros dados de reatores de usinas nucleares da Coreia do Sul está divulgando essa informação na internet e ameaçando com mais vazamentos se tais unidades não forem fechadas, informou neste domingo a empresa que opera as instalações.

O hacker publicou em uma conta da rede social Twitter chamada “Presidente do grupo antinuclear” desenhos e manuais dos reatores 2 e 1, respectivamente, das centrais de Gori e Wolsong (ambas no sudeste do país) roubados da empresa Korea Hydro & Nuclear Power (KHNP).

A informação inclui dados sobre os sistemas de ar condicionado e refrigeração destes dois reatores.

É o quarto vazamento deste tipo desde o dia 15 de dezembro, segundo explicaram hoje representantes da KHNP citados pela agência “Yonhap”, que insistiram em que a informação não está relacionada com a tecnologia principal dos reatores e não representa uma ameaça para a segurança das centrais.

No primeiro vazamento, realizado no dia 15, o pirata da internet tornou públicos dados pessoais de cerca de 10 mil trabalhadores da empresa.

Em seguida solicitou o fechamento durante três meses a partir do Natal das unidades de fissão 1 e 3 de Gori e da 3 de Wolsong, e advertiu que “os que vivem perto dos reatores deveriam se manter afastados nos próximos meses”.

“Se eu não vir os reatores fechados até o Natal não terei outra opção a não ser publicar todos os dados (roubados) e realizar uma segunda rodada de destruição”, acrescentou hoje o pirata no Twitter.

“Posso revelar ao mundo cem mil páginas com dados. Vocês dizem que isto não é material confidencial. Veremos se assumem sua responsabilidade se a informação de planos originais, sistemas e programas forem revelados a países que os querem”, concluiu.

A KHNP opera os 23 reatores nucleares comerciais da Coreia do Sul, que fornecem 30% da eletricidade que a quarta maior economia da Ásia consome. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.