Haiti: presidente nomeia ex-prefeito de Porto Príncipe para primeiro-ministro
Santo Domingo, 21 dez (EFE).- O presidente do Haiti, Michel Martelly, nomeou por decreto o ex-prefeito de Porto Príncipe, Evans Paul, ao cargo de primeiro-ministro com o propósito de formar um novo governo, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.
A decisão foi tomada depois de prévias consultas com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Stevenson Jacques Thimoléon e Simon Dieuseul Desras, respectivamente, indicou a Secretaria-Geral da presidência haitiana.
A nomeação de Evans Paul, da Confederação Unidade Democrática (KID), deverá ser referendada pelo parlamento (bicameral), de maioria opositora.
Atualmente a primeira-ministra interina é a ministra da Saúde e População do Haiti, Florence Duperval Guillame.
Martelly a nomeou semana passada por um período de 30 dias, uma semana depois de Laurent Lamothe renunciar.
Lamothe foi obrigado a deixar o cargo após um relatório apresentado por uma comissão de personalidades haitianas designada por Martelly, com o propósito de buscar uma saída à crise política do país, agitada pela oposição, que também exige nas ruas a saída do próprio chefe de Estado.
A Comissão Consultiva também recomendou a substituição do presidente do Conselho Superior do Poder Judiciário (CSPJ), Anel Alexis José, e dos juízes do Conselho Eleitoral Provisório (CEP).
Estes últimos apresentaram sua renúncia semana passada.
Na quarta-feira Martelly se reuniu com cinco grupos opositores, mas não deu detalhes do tratado “para não entorpecer” o processo de diálogo.
As eleições legislativas e municipais foram adiadas diversas vezes devido a os desacordos do governo com a oposição que bloquearam todos os passos prévios legais necessários. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.