Hamas aceita trégua humanitária de 5 horas em Gaza pedida pela ONU

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2014 00h23
  • BlueSky

Redação Central, 17 jul (EFE).- O movimento islâmico Hamas anunciou em comunicado que aceita a “trégua humanitária” de cinco horas na Faixa de Gaza solicitada pela ONU com a qual poderá abastecer o território palestino, permitir a evacuação dos feridos mais graves e que a população civil consiga estocar suas provisões.

A trégua, estabelecida entre as 10h e as 15h locais (4h e 9h de Brasília), já tinha sido aceita anteriormente por Israel, que anunciou que seu Exército “vai interromper todas as suas operações na Faixa de Gaza e não vai efetuar mais disparos”.

“As facções da resistência concordaram em aceitar a oferta da ONU de uma trégua de cinco horas por razões humanitárias”, informou em comunicado o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zukhri.

Israel advertiu que “se o Hamas ou qualquer outra organização terrorista aproveitarem essa janela humanitária para efetuar ataques contra civis israelenses e alvos militares, o Exército responderá com firmeza e de forma contundente”.

A trégua foi solicitada pelo enviado especial da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry, que a pediu, segundo diversos veículos de imprensa, por causa da morte nesta quarta-feira de quatro crianças por um bombardeio da Marinha israelense em uma praia de Gaza. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.