Hamas apoia ataque do Hezbollah contra o norte de Israel

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2015 11h47

Gaza, 28 jan (EFE).- O movimento islamita Hamas apoiou o ataque realizado nesta quarta-feira contra o território israelense pelo grupo xiita libanês Hezbollah e afirmou que este “tem o direito de responder” a Israel.

“Hezbollah tem o direito de responder aos ataques da ocupação israelense, principalmente o último”, opinou o porta-voz do grupo na Faixa de Gaza, Sami Abu Zuhri, em um comunicado.

Os Batalhões de Al Quds, braço armado da Jihad Islâmica, também comemoraram o ataque, da mesma forma que a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), que aclamou “o heroico ataque armado dos combatentes do Hezbollah” contra o Exército israelense.

O porta-voz dos Comitês de Resistência Popular em Gaza, movimento pró-Hamas, Khaled al Azbat, se juntou às vozes de apoio.

“Qualquer ação de resistência feita contra as forças de ocupação israelense, tanto no sul do Líbano como em qualquer parte ocupada de terras árabes e palestinas, é certamente bem-vinda”, disse em comunicado.

Em outro documento, o Hezbollah assumiu de Beirute a autoria do ataque contra o comboio do Exército israelense nas disputadas fazendas de Chebaa e garantiu ter causado vítimas.

O tenente-coronel do Exército israelense, Peter Lerner, confirmou em entrevista coletiva que houve vítimas, “a princípio todas militares”, mas não divulgou números e admitiu que há “informações contraditórias” sobre possíveis civis mortos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.