Hamas aprova Rami Hamdala como líder do governo de transição na Palestina

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2014 12h14
  • BlueSky

Rafah (Gaza), 27 mai (EFE).- O primeiro-ministro da administração do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, anunciou nesta terça-feira que foi aprovada a designação de Rami Hamdala como primeiro-ministro do próximo governo de transição palestino.

“Acordamos com Fatah a nomeação de Hamdala como primeiro-ministro, além da possibilidade de que também seja o ministro do Interior do novo governo de unidade que será constituído nas próximas horas”, comunicou Haniyeh.

O líder do movimento islamita Hamas comunicou sua decisão aos veículos de imprensa durante a inauguração de uma nova seção da passagem de Rafah entre a Faixa e Egito, depois que Azzam al-Ahmad, líder da delegação de negociações do Fatah, viajou para Gaza para concluir os detalhes sobre o Executivo de transição.

Ontem terminou a primeira sessão do encontro para debater a formação do governo e o segundo encontro acontece entre al-Ahmad e o veterano político do Hamas, Moussa Abu Marzuq.

“O diálogo é positivo e as consultas sobre a formação do novo governo são flexíveis. Em menos de uma hora, a estrutura do Executivo estará definida e decidiremos sobre os ministros”, especificou.

Além disso, informou que seu governo transferirá de forma pacífica todas suas funções ao Executivo de unidade e entregará a Faixa livre do caos de clãs e armas.

Hamas tomou violentamente o controle de Gaza em junho de 2007 após semanas de confrontos com as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

No entanto, em 23 de abril as duas facções alcançaram um acordo de reunificação nacional que põe fim a anos de divergência e que inclui a criação de um governo de união nacional que convoque eleições gerais a partir de janeiro. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.