Hasteamento de bandeira dos EUA em Cuba causa briga em Miami

  • Por Agencia EFE
  • 14/08/2015 15h18
  • BlueSky

Miami, 14 ago (EFE).- Várias pessoas se envolveram nesta sexta-feira em uma briga diante do conhecido café Versailles, na Pequena Havana, em Miami, por diferenças pelo hasteamento da bandeira dos Estados Unidos na nova embaixada na capital cubana.

Apesar de poucas pessoas terem se somado à convocação de protesto diante do local onde habitualmente se congrega o exílio cubano, um grupo chegou às vias de fato e a polícia teve que intervir e deter um homem partidário do regime castrista.

Os manifestantes repreenderam e atacaram o homem, que levava um cartaz com mensagens a favor do governo cubano, e este se defendeu aos tabefes.

O ambiente foi se aquecendo com a passagem dos minutos e os agentes tentavam apaziguar os ânimos, até que finalmente ocorreu a briga.

O secretário de Estado americano, John Kerry, liderou hoje a cerimônia oficial de abertura da nova embaixada em Havana, em mais um passo do degelo das relações entre ambos países iniciado em dezembro pelos presidentes Barack Obama e Raúl Castro.

Esta recuperação das relações diplomáticas não foi bem recebida por parte do exílio cubano em Miami.

Antes do enfrentamento, membros da organização do exílio Vigília Mambisa, que convocou o protesto, destroçaram uma réplica da denominada bandeira “26 de julho”, data na qual em 1953 Fidel Castro liderou a rebeldia armada contra o ditador Fulgencio Batista.

Clientes do Versailles recriminaram os manifestantes pela atitude e pediram que virassem a página e se contentem com a nova realidade das relações. EFE

abm/ff

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.