“Haverá um acordo esta noite se todas as partes quiserem”, diz premiê grego

  • Por Agência EFE
  • 12/07/2015 11h04
EFE/EPA/SIMELA PANTZARTZI Primeiro--ministro grego Alexis Tsipras discursa em debate sobre referendo no parlamento grego

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse que haverá um acordo sobre a dívida do país ainda neste domingo “se todas as partes quiserem” na cúpula de líderes da zona do euro.

O político grego disse chegar a esta reunião com a vontade de “encontrar um compromisso mútuo”.

“Devemos isso aos povos da Europa, que querem uma Europa unida e não dividida. Podemos conseguir um acordo esta noite se todas as partes quiserem”, ressaltou.

Os ministros de Economia e Finanças dos 19 países que adotam o euro como moeda seguem reunidos, enquanto os chefes de Estado e Governo chegam a esta nova cúpula extraordinária na qual tentarão buscar uma saída para a crise na Grécia em um momento em que muitos expressaram desconfiança com o governo grego porque no passado não cumpriu suas promessas.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, decidiu de manhã suspender a cúpula dos 28 países membros da União Europeia que tinha convocado também para hoje, devido à possibilidade de que as divergências acabassem por tirar a Grécia da zona do euro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.