Hezbollah felicita palestinos por “vitória” em Gaza
Beirute, 26 ago (EFE).- O grupo xiita Hezbollah felicitou os palestinos nesta terça-feira pela “vitória” obtida em Gaza após o anúncio no Egito de um cessar-fogo com os israelenses depois de 50 dias de ofensiva sobre a Faixa de Gaza.
“Felicitamos ao povo e às valentes facções palestinas, às famílias dos mártires e prisioneiros pela vitória conseguida através de um cessar-fogo que obrigou o inimigo a aceitar as reivindicações da resistência”, afirmou o grupo em comunicado.
O grupo disse que essa vitória é “o resultado da constância, perseverança, paciência e dos grandes sacrifícios consentidos pelas massas palestinas durante os dias difíceis da agressão sionista”.
“Sem a resistência, essa vitória não teria se materializado”, acrescentou, destacando que é um “passo prévio para conseguir vitórias maiores e importantes”.
Finalmente, o Hezbollah elogiou os esforços realizados por países, organismos e diferentes partes para garantir algumas reivindicações dessa vitória, que “inclui a abertura das fronteiras, artéria vital para o sitiado povo palestino em Gaza e para que comece a reconstrução”.
O governo egípcio anunciou hoje o cessar-fogo estipulado entre as delegações de Israel e Palestina após 50 dias da operação Limite Protetor do exército de Israel sobre a Faixa de Gaza.
Esse acordo estipula, além da cessação de hostilidades, a abertura das passagens fronteiriças entre Gaza e Israel de modo que permita a aceleração da introdução de ajuda humanitária e do material para a reconstrução da Faixa.
O pacto também permite que os pescadores palestinos possam trabalhar em um raio de seis milhas em torno de sua costa.
Desde o início da ofensiva, no último dia 8 de julho, morreram mais de 2.100 palestinos, em sua maioria civis, e 67 israelenses, 64 deles militares. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.