Hillary Clinton diz que achou “conveniente” usar e-mail pessoal

  • Por Agência EFE
  • 10/03/2015 17h34
EFE/VASSIL DONEV Hillary Clinton

Hillary Clinton afirmou nesta terça-feira que considerou “conveniente” usar o e-mail particular para tratar de assuntos oficiais quando era secretária de Estado dos EUA, entre 2009 e 2013, já que o Departamento permitiu e pareceu “mais fácil”.

Esta foi a primeira vez que Hillary, possível candidata democrata à presidência dos EUA em 2016, falou com a imprensa sobre as notícias que revelaram o uso do email privado para as comunicações oficiais quando esteve no governo.

Clinton respondeu a perguntas nesta terça-feira nos corredores da sede das Nações Unidas, após participar de uma reunião sobre a igualdade de gênero.

Ao ser questionada, a também ex-primeira-dama dos EUA disse que, apesar de ter achado “mais fácil” usar apenas uma conta de e-mail, em vez de duas, “olhando para trás” talvez não tenha sido o mais certo.

A democrata afirmou que a “grande maioria” das mensagens do e-mail privado foram enviadas a funcionários do governo e ficaram gravadas no registro oficial do sistema público. Segundo ela, quando foi solicitada, apresentou cerca de 55 mil páginas de cópias das mensagens aos escritórios oficiais, que “já tinham a maioria delas”.

Mesmo assim, Hillary optou por ficar com mensagens particulares, como temas familiares e “rotinas de yoga”, porque, segundo ela, “ninguém quer que seus e-mails pessoais sejam divulgados”.

“Espero que isso seja respeitado”, disse.

A lei americana determina que toda a comunicação dos funcionários do governo fiquem arquivadas nas respectivas agências e departamentos. Segundo o Departamento de Estado, Hillary Clinton enviou ao órgão todas as mensagens trocadas com o e-mail particular para cumprir as normas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.