Hillary Clinton diz que é preciso acabar com embargo a Cuba “para sempre”

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2015 14h38

Miami, 31 jul (EFE).- A pré-candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pediu nesta sexta-feira em Miami que o Congresso americano acabe com o embargo a Cuba “para sempre”, pois esta medida ajuda a manter à ilha isolada.

“O embargo a Cuba deve acabar de uma vez e para sempre”, disse a ex-secretária de Estado americana em discurso na Universidade Internacional da Flórida (FIU).

Hillary afirmou que o embargo fortaleceu o regime castrista e adiantou que caso vença as eleições em 2016 fará uso de seus poderes executivos para permitir um maior “compromisso” com a ilha.

Ela disse entender o ceticismo de uma parte dos cubanos que vive em Miami, contrários ao restabelecimento das relações diplomáticas iniciado no final de 2014 e que levou à abertura das embaixadas respectivas no último dia 20.

“Temos que decidir entre o compromisso e o embargo, entre abraçar novas ideias e voltar ao ponto morto da Guerra Fria”, afirmou.

Segundo a pré-candidata, este maior compromisso com a ilha não é um “presente” a Fidel e Raúl Castro, mas uma “ameaça” ao regime.

Nesta semana, o congressista republicano Tom Emmer e a democrata Kathy Castor apresentaram um projeto de lei para acabar com o embargo econômico que pesa sobre Cuba há quase 55 anos e permitir que as empresas privadas americanas comercializem livremente com a ilha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.