Holanda enviará ajuda humanitária diretamente até o Curdistão iraquiano

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2014 15h02

Bruxelas, 16 ago (EFE).- A Holanda enviará ajuda humanitária diretamente ao Curdistão do Iraque para os deslocados no norte do país que sofrem a ofensiva dos jihadistas do Estado Islâmico (EI).

O porta-voz da ministra holandesa de Cooperação para o Desenvolvimento, Lilianne Ploumen, disse através da agência de informação nacional “ANP” que o país “ajustou seu protocolo de entrega de ajuda humanitária aos deslocados no norte do Iraque”.

A Holanda já não enviará sua ajuda ao norte do Iraque através dos Emirados Árabes nem com a força aérea da Austrália, mas a transportará por si mesma até Erbil, capital do Curdistão iraquiano, onde a entregará às Nações Unidas, explicou.

Na próxima segunda-feira o Ministério de Cooperação espera que um avião de transporte Hércules holandês possa transportar a ajuda de Eindhoven a Erbil.

A mudança se deve a que a situação na área do monte Sinjar, no norte iraquiano, é menos dramática uma vez que se quebrou o cerco das milícias do EI esta semana, enquanto em outros locais do norte do Iraque centenas de milhares de pessoas têm que abandonar suas casas.

O tipo de ajuda humanitária também foi modificado para fazer frente às necessidades que agora são mais urgentes, motivo pelo qual se incluiu cobertores, bolachas de alto valor nutritivo, lâmpadas LED e água. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.