Hollande afirma que eleições ucranianas são importantes para toda a Europa
Tbilisi, 13 mai (EFE).- O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta terça-feira que as eleições presidenciais do dia 25 de maio na Ucrânia são importantes não só para esse país, mas “para toda a Europa”.
“É preciso fazer todo o possível para que se realizem as eleições presidenciais de 25 de maio, para que haja legalidade. Essas eleições são muito importantes não só para a Ucrânia, mas para toda a Europa”, disse Hollande em entrevista coletiva na Geórgia, onde se encontra em visita oficial.
O líder francês advertiu que “a Rússia pode utilizar todos os meios a seu alcance para desestabilizar e tirar dividendos territoriais” no país vizinho.
“As sanções se endurecerão no caso que, por exemplo, não se realizem as eleições”, ressaltou.
Hollande, que se reuniu hoje com o presidente georgiano, Giorgi Margvelashvili, assegurou que o território da Geórgia se encontra sob ocupação estrangeira.
A Rússia invadiu a Ossétia do Sul em 2008 com o argumento de proteger a população russa dessa região georgiana e mantém bases ali e na também separatista região da Abkházia.
No último dia 21 de março, a Rússia anexou a Crimeia, onde a população de origem russa votou em referendo para separar-se da Ucrânia, à qual a península pertencia desde 1954.
As eleições de 25 de maio são antecipadas, após a mudança de poder que aconteceu em Kiev no último dia 22 de fevereiro com a cassação do presidente Viktor Yanukovich, que contou com a rejeição da população de origem russa da Crimeia e de regiões do leste ucraniano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.