Hollande diz que decisões sobre a Grécia devem ser tomadas em uma semana
Bruxelas, 7 jul (EFE).- O presidente da França, François Hollande, disse nesta terça-feira que é preciso rapidez para responder à situação na Grécia, e que as decisões devem ser tomadas daqui a uma semana.
“Queremos que a Grécia continue na zona do euro”, afirmou Hollande após chegar à cúpula que realizam hoje em Bruxelas os países do euro para falar sobre a Grécia, acrescentando que a UE deve “mostrar responsabilidade, solidariedade e rapidez”.
Segundo o presidente francês, é necessário atuar com responsabilidade, “porque há muito em jogo”. Hollande também ressaltou que é preciso rapidez para resolver de uma vez por todas as dificuldades existentes, e que “as decisões devem ser tomadas em uma semana”.
Antes do começo da cúpula de líderes do euro, Hollande se reuniu com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, assim como com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
Essa reunião foi a primeira do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, com os líderes dos dois países com maior peso na União Europeia e com o presidente do órgão Executivo da União Europeia, após a rejeição mostrada pelos gregos às últimas propostas dos credores em um referendo no último domingo.
Além disso, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, se reuniu separadamente com o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e o do Banco Central Europeu, Mario Draghi, após o encontro do Eurogrupo realizado antes da cúpula. EFE
mb-mtm/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.