Hollande e Obama pedem fim das provocações no leste da Ucrânia
Paris, 14 abr (EFE).- Os presidentes da França, François Hollande, e dos Estados Unidos, Barack Obama, conversaram nesta segunda-feira por telefone e destacaram a necessidade de “evitar as provocações” no leste da Ucrânia.
Os dois líderes, segundo um comunicado divulgado pelo Eliseu, sede da presidência francesa, disseram que compartilham a preocupação com “os atos violentos” ocorridos nos últimos dias na parte oriental do país.
Além disso, expressaram a “esperança de que a próxima reunião de um grupo de contato possa desencadear um diálogo substancial entre Rússia e Ucrânia”, que permita diminuir a tensão.
Hollande ressaltou “a determinação da França para aplicar junto com seus parceiros europeus uma política de sanções firme e gradual”.
Pouco antes de falar com Obama, Hollande teve outra conversa telefônica com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, na qual ambos condenaram “firmemente a violência” na Ucrânia e mostraram seu apoio ao governo de Kiev.
Por sua parte, o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, disse em Luxemburgo, onde participa do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da União Europeia, que decidir novas sanções contra a Rússia por seu comportamento na crise ucraniana poderia requerer a realização de uma cúpula extraordinária do bloco. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.